Graça - Efésios 2.8-9


Por estes e outros textos bíblicos entendemos que a salvação não é pelos nossos méritos, não depende de nossos esforços. É um ato de socorro do mais forte (DEUS) em beneficio do mais fraco (nós), agindo voluntariamente, como um presente oferecido de boa vontade (Jo 3.16). Ou seja, Deus vem ao nosso encontro exatamente como nos somos.
É lindo que meditar os alvos da Graça são aqueles capazes de se deixarem  presentear, que aceitam serem aceitos, permitem se embalar nos braços do amor de do perdão.
Jesus falou que o fardo dele é suave (embora o caminho seja estreito) (Mt 11.30).Lendo os evangelhos entendemos: Ele quer que nos sintamos tão amados, e a partir deste grande amor deixemos agir em nos, em resposta do amor Dele, e a partir dai façamos as obras que de antemão nos preparou.
Para vivermos a graça e  conhecermos cada vez mais o Deus que servimos, basta que leiamos inclusive os Evangelhos e a vida das pessoas que foram impactadas pelo Amor de Deus.Assim, vendo o modo amoroso com que Jesus tratou todas as pessoas, e como Ele tratava de forma pesada os fariseus: aqueles que julgavam saber tudo sobre Deus e de tanto colocar regras não conheciam mais o Amor de Deus.
Na medida em que nos sentimos atingidos pela graça, vivemos em gratidão, amando a Deus, obedecendo aos seus mandamentos: "Já que Jesus é meu Senhor e Salvador, não preciso ter outros deuses,  Já que Jesus é meu Senhor e Salvador eu não preciso matar...”.
Assim Deus efetiva a obra da Salvação em nós: quando recebemos essa Graça, somos justificados (Romanos 3.21-28), com a consciência de que somos regenerados (o novo nascimento que Jesus fala) e santificados em Cristo.
O processo de santificação começa nessa vida, mas alcança sua plenitude no porvir, por causa da nossa natureza humana.Na santificação vamos nos livrando da pratica do pecado e revestindo-nos do novo homem, isto, porem, sabendo que Deus é quem efetua em vós tanto o querer como realizar, segundo a sua boa vontade.A Santificação resulta na manifestação do Espírito  na vida do cristão, que é de origem sobrenatural (Gl 5:22, 23). Os frutos são a expressão dinâmica de uma vida transformada no relacionamento com Deus.


                                                                                                              Por: Émely Damaceno Robles de Andrade